sábado, 12 de abril de 2008

CONSUMO CONSCIENTE


Para início de conversa não sou ecóloga, ambientalista ou qualquer coisa do tipo. Alías, o discurso de muitos desses me irritam pela falta de bom senso e hipocrisia, mas isso não vem ao caso. Bom sou sim, bióloga e como tal tenho uma visão nada romântica sobre a natureza e o mundo. Contudo, essa mesma visão me colaca ainda mais responsável sobre minhas atitutes e sobre meu papel social (ainda mais como professora também), logo resolvi postar aqui e fazer coro a campanha Boicote a Sacola Plástica. Além serem feias, as sacolas plásticas deixam nosso planeta "mastigando" a sacola por 50 anos, "tendo azia" por outros 50, e tentando "absorvê-la" por mais 50. Simples assim: recebemos sacolas para a maioria dos produtos que consumimos e pergunto por que não podemos guardar na mochila, bolso, bolsa ou carregar com os braços. Não digo para sermos radicais e abolirmos a utilização das tais sacolas, apenas para as utilizarmos apenas quando for necessário. E, porque não adotar a sacola de pano? Pergunte a sua avó sobre elas, são mais artísticas, fortes, duráveis, bonitas e ecológicas. Tudo tão simples, não?! Tão simples como usar com bom senso a água, a energia elétrica, separar lixo para reciclagem, comprar móveis de madeira com certificação ou aqueles "reciclados", não jogar lixo na rua, rios, mananciais, etc... Não acho que isso somente resolva as questões do planeta e da nossa sobrevivência. Apenas acho que se quisermos realmente mudar temos que começar a ter atitude. Não importa se pequena, importa que ela esta sendo feita. Portanto, façamos também o papel de multiplicadores dessas idéias. Afinal, uma andorinha só não faz verão!

6 comentários:

Blueberry disse...

Eu tenho uma sacola de pano "I am not a plastic bag" linda, chiqueterrima! Uso pra tudo!!

Beijoooo

Frau !!! disse...

Eu aboli as sacolas há um bom tempo, alem de estar sempre com bolsas grandes que eu adoro, o que facilita sempre que preciso comprar algo, tenho minha sacola de pano própria para as compras, e vou dizer que "me sinto" com ela no mercado rsrsrs. Vou furtar seu selinho e colocar lá no blog....beijos..beijos..beijos.

Anônimo disse...

pois é amiga, tenho q comprar uma pra mim! qdo as coisas são pequeninas eu já coloco na bolsa de qq forma para tentar dar uma economizada.
bjs

Menina de óculos disse...

Ai, climão!!! Eu super gosto de sacolas de plástico. Eu sei que isso é contra o meio ambiente e tal...mas elas são tão bonitinhas...eu gosto das sacolas coloridas, com desenhos...ai adoro!!! Mas eu juro que vou pensar mais sobre o assunto. :)

bjss

Isabel Victória disse...

O mais engraçado é a cara de surpresa que os vendedores fazem quando vc recusa a sacola.
Acho que em um Shopping Center, é até desvantagem para os lojistas que vc não aceite a famosa sacolinha. Já reparou que a gente vira uma propaganda ambulante com tantas sacolas?

bjs

Anônimo disse...

Tenho que fazer meu mea-culpa e admitir que ainda não consegui me desvencilhar das sacolas plásticas... Ai, ai , assim eu não vou pro céu, né ? Mas é que eu uso muitas (piorou!). Vou parar de falar, pq cada vez fica pior pro meu lado ;-)