quarta-feira, 26 de março de 2008

Inspirada...

Apesar de achar o meu post anterior muito do sem graça, tô eu aqui denovo animada pelas visitinhas e comentários do meu blog. Claro que isso foi graças a popularidade do blog da minha amiga Bella mas já é uma motivação.
Como um dos principais objetivos deste blog é fazer um registro daquilo que para mim é importante resolvi escrever sobre a minha amada profissão a BIOLOGIA, ou seja, sou professora e pesquisadora. Quando criança queria ser arqueóloga simplismente porque era diferente, tinha viagens e um belo tom de aventura, mas ficou por ai mesmo porque quando se cresce se começa a pensar em questões práticas. Então, decidi que queria ser juíza e, portanto, faria direito. Acho que se tivesse mantido essa idéia teria até sucesso, mas não sei se seria feliz. Não vou me alongar nisso de felicidade porque não pretendo entrar em questões filosóficas nesse post e também porque não estou num momento bom para discutir tal assunto. O que importa é que no meio do caminho me encantei pela biologia. Creio que os motivos foram os mesmos que me eu expus para a arquelogia. Só que agora as razões eram reais e palpavéis e eu podia ser uma cientista. Foi exatamente o que me tornei. Claro que fazer ciência não é todo aquele glamour que visto em novelas, filmes, etc. Há, diferentemente, muito trabalho duro em condições (muitas vezes) nada ideais, quase sem dinheiro, perdendo finais de semana, feriados, festas, etc para escrever relatórios, artigos, teses. Mas, no final das contas, eu ADORO fazer ciência e é o que eu sei fazer. Definitivamente, não tenho talento para trabalhos comuns ou burocráticos. A única outra coisa que acho sei fazer é dar aula. Algo que eu descobri e me apaixonei pois é te dá um retorno, uma satisfação na alma que nenhum artigo publicado na Nature oferece. Falo que decobri porque alardeava aos quatro contos do mundo que nunca seria professora, que não tinham o menor jeito ou paciência. Até que um dia você esta diante de pessoas mostrando a elas um novo mundo... E, com isso, tem as mais diversas reações e trocas o que me faz me sentir muito bem. Tem uma frase de Einsten (não lembro se é bem assim) que diz que uma mente atingida por um conhecimento não volta mais ao seu tamanho original.
Ai ai queria falar mais coisas, mas crio que já tenha me alongado demais nesse post. Demais cositas sobre minha vida profissional ficam para os próximo capítulos...
Para finalizar...Como não sei fazer download dos vídeos do Youtube (Alguém pode me ajudar!), segue o link de um vídeo muito lindo que traduz um pouco do que é se deslumbrar e trabalhar com a Vida.

3 comentários:

Drica Menezes disse...

então somos professoras! eheh!
é realmente algo gratificante o ato de ensinar....a troca d informações, o relacionamento humano....é mto legal, mas tbm cansativo as vezes, hehehe! bjao pra vc! :D

Blueberry disse...

Adorei seu blog! Fofo! Lindo e sincero!

E parabéns pela profissão!

Me faz uma visitinha ta?

http://milena-ohwell.blogspot.com/

Beijooooo

Anônimo disse...

amiga, rola uma revisão nesse post??? hahaha!
cara, eu tb adoro dar aula, por incrivel q pareça! eu era exatamente como vc e um dos motivos pelos quais relutei em fazer letras foi justamente o fato de q meu fim seria estar numa sala de aula. mas é algo q eu gosto msm, pena que seja tão desvalorizado no nosso país...
bjs